Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Por que o amor é maior que a fé?

         

          "Sendo assim, permanecem até o momento estes três: a fé, a esperança e o amor. Contudo, o maior deles é o amor!" I Cor. 13.13

         
          Nesse pequeno texto quero falar com vocês o porquê do amor ser maior do que a fé. Pelo meu entendimento, lendo todo o capítulo de I Cor. 13, percebo que tudo que a gente venha a fazer se não for motivado pelo amor ao próximo não vale de nada, ou seja, até se nós formos levar o evangelho que salva a uma pessoa que não crê em Jesus, se não formos motivados pelo amor... Percebeu a questão? O amor é maior do que a fé porque ele independe de religião, de credo, de fé, de qualquer coisa; porque ele pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer lugar e na hora que quiser. O amor é maior do que a fé.
 
          Por amor, Deus enviou o seu Filho unigênito até a esta Terra para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Amigos, é por amor que Deus nos salva e é por amor que devemos fazer o bem às pessoas que nos rodeiam. Jesus sempre enfatizou o amor ao próximo porque, na verdade, esse amor que ele desprendeu por nós tem que nos contagiar para que possamos levar ele, Jesus, a outras pessoas. Levar a Jesus é levar as pessoas a praticarem o que ele nos exemplificou e não só isso é levar as pessoas a reconhecerem sua total dependência dele, nosso Salvador. 
 
         Diante do que foi comentado acima, podemos concluir que o amor é, de fato, o fator motivador que nos deve fazer levar a mensagem de nosso Senhor a todas as pessoas. O que adianta para um pregador levar a mensagem de salvação de Jesus motivado por dinheiro? O que vai adiantar para tal pregador fazer isso? Nada! Esse amor desprendido em favor do nosso próximo é uma obra que redundará em vitória para a pessoa e para todo aquele que vier a crer e trabalhar na seara do Senhor.  Fé operante é a que produz obras. Lembre-se disso. O amor maior foi demonstrado por Deus ao nos enviar Jesus que nos conduz ao Pai. Por isso, o amor é maior. É por amor que Deus nos salva por meio de Jesus, o Cristo.
 
          Que Deus nos ilumine e nos abençoe em Cristo Jesus!

3 comentários:

  1. Gostaria de saber em que versão da Bíblia o autor se baseou para indicar a fé, a esperança e o AMOR, em 1Cor 13,13, enquanto que em todas as que eu tenho - exceção feita à Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) e à Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (BEARA), da SBB - consta a palavra CARIDADE em lugar de AMOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro Frazão, eu me baseei na versão da Bíblia King James Atualizada, que por sinal estou encantando-me com ela, não só por sua linguagem majestosa e fácil como pelas suas notas de rodapé; outras versões, como a Almeida Corrigida e Fiel, também trazem a palavra AMOR. Grande [ ] e apareça sempre que quiser. Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  2. Segundo alguns comentaristas a palavra grega utilizada é "Ágape" que é sinônimo de amor. Então ambas as traduções estão corretas. A caridade é o amor em ação!

    ResponderExcluir