Pesquisar este blog

sábado, 16 de maio de 2015

Fé, obras ou fé + obras?



Caro leitor, vamos citar alguns textos para que possamos pensar a respeito, mas antes quero deixar bem claro que a Bíblia ensina que a salvação do pecador arrependido é única e exclusivamente pela FÉ:

1. Alguns textos, apenas do Evangelho de Mateus, a favor das obras:

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:8,9
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.Mateus 5:46-48
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Mateus 7:19-21
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; Mateus 7:23,24
Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.Mateus 16:26,27
E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.Mateus 19:16,17
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;Mateus 25:34,35
2. Alguns textos a favor da fé:
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.João 3:14-21
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;Efésios 2:8,9
3. Paulo X Tiago
Paulo: Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Romanos 4:2
Tiago: Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé. Tiago 2:21, 24
Para complicar mais ainda os dois usaram o mesmo exemplo: Abraão. Na verdade, Paulo focou apenas um lado e Tiago focou os dois lados: fé e obras. Paulo quis dizer, NO MEU ENTENDIMENTO, que não adianta você pensar que sua salvação se dá por meio das suas obras e Tiago quis dizer que não adianta você ficar falando que tem fé, mas não a pratica.
Um problema que surge: se a obra é consequência da fé em Jesus, como explicar que ateus, céticos e não cristãos praticam verdadeiras obras em prol do bem da Humanidade, da Ciência e do próximo? Dirá alguns: "essas obras nada tem a ver com salvação" ou "essas obras não são de pessoas regeneradas por Deus, logo, não valem nada para Deus". Será? Faça essas perguntas ao autor da parábola do bom samaritano. Ok? É certo que Deus julga a intenção de cada um e só ELE é capaz de dar o veredicto final. O que não podemos negar é que a salvação na Bíblia se dá por meio de uma fé operante.
Diante dessa problemática, FÉ X OBRAS, já ouvi gente dizer assim: Jesus contextualizava suas palavras de acordo com o seu público, ou seja, para um fariseu ele dá uma resposta e para um leigo ele dá outra resposta sobre o mesmo assunto. Na minha humilde opinião ele, Jesus, poderia passar a mesma verdade de maneira diferente, mas, repito, a mesma verdade. Se não for isso, então quer dizer que a salvação para um é de um jeito e para o outro é de outro jeito? Ora, Jesus age assim mesmo?
Paulo, o apóstolo, apesar de defender a salvação por meio da cruz, também nos disse: que retribuirá a cada um segundo as suas obras; a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem procuram glória,  honra e incorrupção.  Romanos 2:6,7 Ainda Paulo: E ainda que tivesse o dom de profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 1 Coríntios 13:2 
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:13Você já parou para pensar que foi por amor que Deus enviou Jesus?
Então, a que conclusão chegamos? Que a salvação é por meio da fé (porque o homem não tem como se salvar - Mat. 19:25,26), a justiça de Jesus, o Cristo, é imputada a todo aquele que crê, mas para crer é preciso ter uma fé operante que se manifesta por obras! As passagens que falam da importância das obras se complementam com as outras que falam da salvação por meio da fé. Não é porque num texto só fala das obras que vou excluir a fé ou num outro que só se fala da fé que vou excluir as obras. Repito: a fé é operante e temos que desenvolve-la a cada dia. Temos que combater o bom combate e não ficarmos só falando, só estudando e blá, blá, blá. As obras são tão importantes que é por ela que seremos julgados.
Pense nisso: se uma pessoa é incapaz de produzir bons frutos porque suas obras são imundas diante de Deus, ora, por que tal pessoa será julgada justamente por suas obras

" a cada um segundo as suas obras"
Jesus, o Cristo.
Que Deus nos ilumine sempre e julgue nossa real intenção.

4 comentários:

  1. Olá Wellington, retribuindo a visita kkkk. Parabéns pelo post, muito esclarecedor e com detalhes importantes. Vou ler os seus outros artigos com muito gosto. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Jefferson, obrigado pela honra da visita. Estou reformulando alguns textos. Quando puder, visite www.queropensarpormim.blogspot.com.br Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a fé e boas obras têm de caminhar de mãos dadas. Tem de ser inseparáveis na prática cristã. Afinal Está Escrito em 1 Coríntios 13:13 que maior do que a fé a o AMOR, e o amor não vale nada sem as boas obras por amor ao semelhante.

    Acaso Jesus não foi quem mais praticou as boas obras?

    Curou, consolou, ressuscitou mortos, limpou leprosos, lavou os pés de seus amigos, ensinou, deu-nos exemplos de vida e sua maior obra foi a de dar a vida por seus amigos que somos nós outros.

    Quando Jesus resumiu as 10 leis na lei do AMOR (resumir não é excluir), na sua sabedoria estava glorificando o amor de servidão aos semelhantes (boas obras).
    Além disso, Jesus revelou-nos cristalinamente o caminho da SALVAÇÃO PELAS BOAS OBRAS E A CONDENAÇÃO PELA FALTA DELAS Mateus 25:31 a 44.

    Na Parábola do Rico e Lázaro, Jesus mostrou a condenação pela falta de obras. Da mesma forma, mostrou ao Jovem Rico (Marcos 10:17) que a salvação tem duas condições sinequanon: A Obediência a Deus na guarda de seus mandamentos e a prática das boas obras de caridade aos semelhantes, principalmente aos mais necessitados.

    Para finalizar, pela Parábola do Samaritano, Jesus nos revela que mais vale uma boa obra de caridade a um necessitado que orar por mil horas sob o teto de um templo, pois no templo a corrente é favorável, mas o verdadeiro cristianismo se revela LA FORA, no nosso dia a dia. Assim fez o Samaritano: no seu dia a dia, condoeu-se de um ferido grave, em meio às pedras, longe do povoado. Sem titubear, colocou o ferido em sua montaria, levou até um curador, pagou as despesas médicas e ainda se prontificou a pagar mais, se preciso.
    Mas os dois personagens da Parábola preferiam fazer vistas grossas quanto ao homem ferido na desculpa esfarrapada que teriam de comparecer ao templo. Infelizmente ainda hoje existem muitos desses falsos religiosos do Senhor! Senhor!.e só isso....
    www.segundoasescrituras.com.br Na página 2 deste site, há 7 arquivos que se completam entre si:
    119 – O Tratado sobre as leis de Deus
    146 Colossenses 2:16 fácil de entender
    148 A maioria dos pastores evangélicos interpretam errado a Carta aos Gálatas
    150 Absolutamente nada funciona sem leis
    151 O fim da lei é Cristo, interpretado errado
    152 Segundo Jesus, as boas obras são parte imprescindível para a salvação
    153 Recado curto mostrando a verdade do sábado
    154 - As sete verdades sobre o sétimo dia

    Declaro que esse arquivo está licenciado automaticamente para publicações diversas, desde que todo o texto não seja alterado.
    Waldecy Antonio Simões walasi@uol.com.br ou netsimoes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Waldecy. Se quiser ler, aqui no blog, escrevi um artigo sobre o amor ser maior do que a fé: http://nemtodoslevamadeus.blogspot.com.br/2014/06/por-que-o-amor-e-maior-que-fe.html

      [ ]s

      Excluir